top of page

Garganta de Los Infiernos

Localizada no encantador Vale do Jerte, a Garganta de los Infiernos é uma das paisagens mais impressionantes da região, declarada Reserva Natural em 1994. A cerca de 124 km de Cáceres, o acesso faz-se pela N-630 até Plasencia, seguindo depois pela N-110 até à vila de Jerte. Esta reserva estende-se pelos municípios de Tornavacas, Cabezuela del Valle e Jerte, cada um deles oferecendo Centros de Interpretação, onde os visitantes podem conhecer melhor a riqueza natural e a história desta área protegida.


A Garganta de los Infiernos possui uma flora diversa, com espécies como carvalhos, castanheiros, freixos e azevinhos, proporcionando um refúgio natural para uma impressionante variedade de fauna. Entre as aves que habitam a região, destacam-se o águia-calçada, o açor, o gavião e o mocho, enquanto nas zonas mais altas é possível avistar o águia-real, o falcão-peregrino e o majestoso abutre-leonado. As águas cristalinas dos seus rios, que serpenteiam pelo vale, são habitat de trutas e barbos, e o ambiente montanhoso é lar da icónica cabra-montesa.


Um dos locais imperdíveis dentro da Garganta de los Infiernos é "Los Pilones", uma série de piscinas naturais esculpidas pela erosão ao longo dos séculos, criando poços de água límpida e circular no leito granítico do rio. Este cenário único atrai amantes da natureza e aventureiros em busca de refrescantes banhos em meio a uma paisagem deslumbrante.


Várias empresas locais oferecem atividades de ecoturismo e aventura, como caminhadas, passeios a cavalo, rafting, escalada, canoagem e observação de aves. A Garganta de los Infiernos também é uma base excelente para quem quer explorar as rotas ornitológicas em Monfragüe ou capturar a natureza exuberante em safaris fotográficos.

bottom of page