top of page

Catedral Santa Maria da Assunção

Arca de fé e cultura, a Catedral de Coria é um símbolo capital da História da Arte na Extremadura, reconhecida como Monumento Histórico-Artístico Nacional a 6 de junho de 1931. Este grandioso templo, de estilo gótico-plateresco com acrescentos barrocos, ergue-se majestoso na parte sul da cidade de Coria, no local que corresponde ao lado meridional da antiga muralha romana, sobre os vestígios de primitivas basílicas visigótica e românica.


A construção, iniciada no final do século XV e concluída apenas no século XVIII, reflete a complexidade da sua longa história arquitetónica, marcada por uma interessante sobreposição de estilos ao longo de várias fases. Edificado em cantaria granítica, o edifício apresenta-se como um verdadeiro cofre espiritual onde se unem história, arte, fé e cultura. A planta é de tipo salão, de forma retangular, complementada por um estreito transepto. Sob as suas abóbadas de cruzaria estrelada, o passado fervoroso da catedral é exaltado através do conjunto de dependências que a integram, como a torre sineira, salas, capelas e o claustro.


No claustro encontra-se o Museu de Arte Sacra, que guarda um valioso espólio de riquezas artísticas, documentais e espirituais. Entre estas destaca-se, de forma singular, o Sagrado Lençol da Última Ceia, uma relíquia que confere um prestígio único a este espaço monumental.

bottom of page