top of page

Casa da Memória da Presença Judaica

Casa da Memória da Presença Judaica em Castelo Branco

é uma homenagem à História do Povo Judaico, à antiga Comunidade Judaica que viveu na cidade e desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento comercial e económico da região, sendo também um tributo à memória de todos aqueles que foram perseguidos ou mortos pela Inquisição.


O espaço museológico está dividido em quatro áreas distintas:


  • Loja/Receção (Piso 0)

Aqui, os visitantes podem encontrar diversas publicações, produtos kosher, além de informações sobre a cidade, os seus museus e monumentos.

Ainda no mesmo piso, inicia-se a exposição museográfica sobre a fundação da Judiaria de Castelo Branco, os rituais e festividades judaicas, a Inquisição, e os objetos usados para tortura.


  • Memorial das Vítimas Albicastrenses

Na transição entre os dois pisos, encontra-se o memorial com os nomes de 329 pessoas perseguidas ou mortas devido à sua fé. Estes nomes representam as vítimas locais da intolerância religiosa.


  • Piso 1

Este piso é dedicado às figuras judaicas albicastrenses que se destacaram na sua época, tanto em Portugal como além-fronteiras. Nomes como Amato Lusitano, Afonso de Paiva, Elias de Montalto, Moisés de Montalto e Manuel Joaquim Paiva fazem parte desta lista de homens notáveis, e o espaço é apresentado como uma linha do tempo que ilustra a presença judaica em Portugal até os dias de hoje.


  • Piso 2

Esta área é destinada ao estudo e à investigação, permitindo aos visitantes consultar diversos materiais sobre a temática judaica, tanto fisicamente (biblioteca e documentos) como por meio de plataformas digitais.

bottom of page